-
Arquitetos: Atelier van Wengerden
- Área: 77 m²
- Ano: 2013
-
Fotografias:Yvonne Brandwijk
Descrição enviada pela equipe de projeto. Em Almere, na Holanda, parcelas de terra foram colocadas a disposição das pessoas para construírem suas próprias casas.
Este programa se chama oficialmente 'Ik bouw in mijn tuin' (eu construo no meu jardim), sendo o espaço disponível de 9 x 8 m, com uma altura permitida de apenas 3,7 m. Outros parâmetros incluíram um orçamento muito limitado, a proximidade aos limites do terreno e que o edifício fosse de baixa manutenção.
Houve muito trabalho para realizar o desejo do cliente de uma casa distinta feita sob medida e com telhado borboleta. As possibilidades de uma residência unifamiliar se maximizam através das vistas e luz em todos os lados. Características interessantes incluem fendas nas fachadas leste e oeste, o que permite uma abertura para o leste e um toldo de entrada no oeste.
O exterior está revestido por lâminas de alumínio corrugado. Isto poderia não ser o material mais óbvio para um projeto residencial, mas se demonstrou rentável e robusto.
Enquanto o exterior é funcional, o interior de planta livre é acolhedor e possui um entramado de madeira. Um módulo interior independente aloja o banheiro, guarda-roupa, gabinetes, armários e uma cama para visitas, com uma porta de correr que separa o estar das áreas de descanso. No verão, as portas duplas podem ser abertas para o jardim. No jardim posterior há um espaço triangular de alumínio que proporciona mais intimidade para este extremo da casa.